Equipe ChatClass
1/9/2022

4 dicas para gamificar as suas aulas

Inglês para Professores
Educação e Tecnologia

O que é gamificação?

A gamificação é uma metodologia que, na verdade, vem sendo usada há muito tempo em sala de aula. Alguns exemplos disso são quando um aluno recebe estrelinhas por atividade (recompensa), ou os exercícios ficam cada vez mais difíceis (níveis). A gamificação está presente nessas ações pois ela é basicamente a aplicação de elementos de jogos na aprendizagem dos alunos.

Essa metodologia também foca no protagonismo do jovem, liderança, criatividade e trabalho em grupo, sendo possível desenvolver essas habilidades a partir de jogos individuais, de lógica, colaboração, criatividade, etc. Vamos ver a seguir algumas dicas que a ChatClass separou para gamificar as suas aulas:

1. Conheça seus alunos

Antes de começar a gamificar, é interessante entender do que os seus alunos gostam, o que assistem, quais canais de comunicação mais usam, etc. Entendendo quem eles são, você consegue oferecer atividades e dinâmicas pelas quais eles vão se interessar.

Mas como fazer isso? Um simples formulário no Google Forms te ajuda a coletar esses dados de forma simples e rápida. Aqui estão algumas sugestões de perguntas para fazer aos alunos:

  1. O que você mais gosta de fazer para se entreter? (Assistir filmes, Assistir séries, Assistir desenhos/animes, Jogar, Ficar nas redes sociais, Ler livros, Praticar esportes, Outros)
  2. Quais redes sociais você mais usa? (Instagram, TikTok, Youtube, WhatsApp, Outras)
  3. Quais filmes você mais gosta? (Cite no mínimo 3)
  4. Quais séries você mais gosta? (Cite no mínimo 3)
  5. Quais jogos você mais gosta? (Cite no mínimo 3)
  6. Quais cantores você mais gosta? (Cite no mínimo 3)

Depois, você pode tentar conhecer as séries, filmes e músicas que os alunos citaram, vivenciando o dia a dia e interagindo com os gostos deles.

2. Redes Sociais

Muitos alunos hoje em dia estão acostumados a usar Instagram, TikTok, Youtube, entre outras redes. O que você acha de preparar uma competição em que eles façam um post no Instagram ou um vídeo no Tik Tok e apresentar para a sala?

Dessa forma, você também estimula eles a praticarem o protagonismo e participação em sala de aula. No final, pode haver uma votação de qual o melhor post ou vídeo, e o vencedor ganha pontos a mais numa prova.

Claro que muitos alunos podem ter vergonha de mostrar seus rostos numa rede social, mas eles podem usar a criatividade para cumprirem essa tarefa. Resolver problemas complexos com criatividade é uma das habilidades do futuro!

3. Música

Um outro meio de gamificar suas aulas é através da música! Você pode passar uma música para eles e pedir para completarem as palavras que faltam, fazer um quiz sobre o significado da música, pedir para criarem uma música sobre determinado tema, separar trechos de músicas e fazer um caça ao tesouro online, entre outras muitas opções.

4. WhatsApp

O WhatsApp já faz parte do dia a dia de muitos professores, e você pode usá-lo a seu favor. Uma sugestão é pedir para seus alunos se separarem em equipes e montar grupos de WhatsApp entre eles. Cada equipe tem algumas “missões” que podem ser concluídas em grupo ou individualmente, como resolver uma equação, enviar a foto de um inseto, escrever um poema, ou até mesmo conseguir 1000 pontos nas atividades da ChatClass.

Você até pode usar esses grupos com outras disciplinas, fazendo um trabalho interdisciplinar. O benefício disso é que você não fica sozinho pois haverá outros professores coordenando o projeto, e é bom para os alunos porque diminui a quantidade de tarefas.

Esperamos que você goste das dicas que separamos para gamificar as suas aulas, e não deixe de compartilhar as suas dicas conosco!

Conheça também as atividades da ChatClass, que são totalmente alinhadas com a BNCC. Você envia as atividades que contemplam as 4 habilidades de Inglês pelo Robô ChatClass no WhatsApp, e consegue ver as respostas dos alunos na plataforma dos professores. Além disso, você pode enviar um feedback individual para cada aluno, ajudando-o com suas dificuldades.

Posts Relacionados

Pronto para começar?

Fale com a ChatClass
Recebemos a sua mensagem e entraremos em contato o mais rápido possível.
Oops! Ocorreu um erro. Atualize a página e tente novamente.