• mitzie

4 dicas para gamificar as suas aulas

Atualizado: Fev 10

Engajar os alunos é um dos maiores desafios dos professores, especialmente nesse momento de pandemia. Esse post irá mostrar dicas de como gamificar suas aulas para que os alunos aprendam brincando!


O que é gamificação?

A gamificação é uma metodologia que, na verdade, vem sendo usada há muito tempo em sala de aula. Alguns exemplos disso são quando um aluno recebe estrelinhas por atividade (recompensa), ou os exercícios ficam cada vez mais difíceis (níveis). A gamificação está presente nessas ações pois ela é basicamente a aplicação de elementos de jogos na aprendizagem dos alunos.


Essa metodologia também foca no protagonismo do jovem, liderança, criatividade e trabalho em grupo, sendo possível desenvolver essas habilidades a partir de jogos individuais, de lógica, colaboração, criatividade, etc. Vamos ver a seguir algumas dicas que a ChatClass separou para gamificar as suas aulas:


1. Conheça seus alunos

Antes de começar a gamificar, é interessante entender do que os seus alunos gostam, o que assistem, quais canais de comunicação mais usam, etc. Entendendo quem eles são, você consegue oferecer atividades e dinâmicas pelas quais eles vão se interessar.


Mas como fazer isso? Um simples formulário no Google Forms te ajuda a coletar esses dados de forma simples e rápida. Aqui estão algumas sugestões de perguntas para fazer aos alunos: