• tamismielo

Como manter os alunos engajados na aula online

Atualizado: Jul 1

Confiram algumas dicas de como manter os alunos engajados nessa nova rotina.


Com a quarentena se estendendo e datas incertas sobre o seu fim, as escolas, alunos e professores estão tendo que se adaptar ao novo esquema de aulas online. No começo, quando tudo é novidade, parece ser mais fácil manter os alunos comprometidos com essa nova rotina virtual. No entanto, com o passar do tempo, é possível cair na mesmice novamente e perder os alunos pra coisas que chamam mais a atenção em casa.


Como podemos evitar que isso aconteça?


1. Não exija tanto dos alunos (e nem de você mesmo)

Por mais que essa nova geração já esteja conectada há muito mais tempo que nós, essa dinâmica não é igual a nada que eles já conheciam antes. Por isso, é preciso paciência (com eles e consigo mesmo) no processo. O clima geral já é de bastante tensão e incerteza, portanto é de extrema importância que eles não se sintam extremamente cobrados também nas plataformas digitais.


2. Promova interações informais

No contexto da sala de aula, sempre há um momento de recepção dos alunos e descontração. É em momentos como esse que o senso de comunidade é criado, por isso é importante trazer esse mesmo ambiente pra sala de aula online, para que os alunos percebam que ainda fazem parte daquele mesmo grupo da turma, com pessoas que eles já conhecem. Pergunte como eles estão, mostre-se na câmera, pergunte sobre o fim de semana deles, enfim, tente deixá-los mais confortáveis.


3. Seja criativo

Vocês já estão fora do ambiente tradicional da sala de aula. Por que não aproveitar esse momento para tentar coisas novas? Utilize diferentes ferramentas, proponha atividades variadas, não o mesmo lápis e livro do ambiente escolar. Utilize esse novo suporte - o celular ou o computador - de maneira criativa. Isso pode instigar os alunos!



4. Faça jogos online

Poucas coisas engajam tanto os alunos quanto jogos, e está aí uma coisa muito fácil de encontrar no ambiente virtual: há milhares de sites com jogos educativos, como jogos de memória, quebra-cabeças, cruzadinhas ou mesmo exercícios mais gamificados. Além disso, um pouco de competição costuma deixar os alunos animados.


5. Utilize o ChatClass

Para as aulas de inglês, a ChatClass tem o pacote completo pra você: o robô de Inglês no WhatsApp. Com ele, você consegue indicar atividades de Inglês de tipos variados, que mobilizam as quatro habilidades e ainda incentivar os alunos a aprender de forma descontraída, por meio de uma plataforma com a qual eles já estão bastante familiarizados e se sentem bem à vontade 😉. Faça o teste, a plataforma está disponível gratuitamente para professores.

Envie um 'oi' pro nosso robô de Inglês e comece agora mesmo!

175 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass