• tamismielo

Como usar a pontuação no ChatClass para atribuir nota aos alunos

Atualizado: Jul 1

Com as aulas e acompanhamento à distância, os professores estão tendo que reinventar seus métodos avaliativos


A questão da avaliação sempre é motivo de debate nas escolas e readaptação entre os professores, pois é muito difícil encontrar um método 100% justo para os alunos e que também supra as demandas dos currículos escolares.


Agora com a quarentena, o debate se intensifica, pois os professores estão tendo que testar novas plataformas e ferramentas de ensino e avaliação. O Robô de Inglês é uma delas, por isso esse post vem com dicas de como utilizar a nossa plataforma para avaliar os alunos.


1) Considerar o número de atividades feitas e não a pontuação dos alunos

Alguns professores têm tido dificuldade em engajar os alunos e nem sempre tem sido possível tirar as dúvidas que aparecem. Dessa forma, eles têm considerado o número de atividades que os alunos fizeram e comparado com a média de atividades da turma para atribuir nota aos estudantes. É uma boa maneira de incentivá-los a praticar e depois verificar quais suas dificuldades principais.

Lembrando que essas informações podem ser consultadas no nosso site my.chatclass, nas abas de ‘turmas’ e ‘alunos’ 😉



2) Estabelecer uma pontuação mínima e um prazo

Outra maneira de avaliá-los seria estabelecendo uma pontuação mínima que eles têm que alcançar dentro de um determinado prazo de tempo, por exemplo, 5000 pontos em um mês. Você pode fazer essa sugestão baseado na pontuação que eles recebem conforme acertam as questões. Para cada questão certa, eles recebem 10 pontos (20 se responderem corretamente com áudios) e cada atividade tem, em média, 6 questões. Dessa forma, um score de 5000 pontos, por exemplo, equivaleria a, mais ou menos, 80 atividades, que é um número razoável de atividades para serem cumpridas em um mês 🤩


3) Fazer uma média das pontuações que os alunos já conquistaram

Sabemos que muitos alunos vêm acumulando atividades e fizeram muitas delas antes mesmo dos professores indicarem. Sendo assim, é possível aproveitar o que já foi feito: faça uma média da pontuação da turma até agora e coloque esse número como objetivo para os alunos que estão abaixo da média. Os alunos que já alcançaram a pontuação podem tentar melhorar sua nota ou mesmo ajudar e incentivar os outros alunos 🏆


E você? Como tem usado a pontuação do ChatClass para avaliar seus alunos? Conta pra gente nos comentários.

Os professores Jeus e Renata também deram ótimas dicas do que estão fazendo. Vem conferir a live com eles.



233 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass