• tamismielo

Como deixar suas apresentações mais bonitas e divertidas

Atualizado: Jun 25

Que tal deixar suas aulas online e materiais ainda

mais interessantes para os alunos?


Com as novas tecnologias na sala de aula, como projetor, lousa digital, computador e outras, nós, professores, estamos reinventando nossa maneira de dar aula. Não só nossas práticas, como também nossos materiais estão mudando. E, apesar de ser possível encontrar muita coisa pronta na internet hoje, sabemos que um material personalizado, pensando no perfil daquela turma específica pode fazer diferença, não é mesmo?


E o que podemos fazer para deixar nossos slides, exercícios e videoaulas mais chamativos e interessantes para os alunos? Bom, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar 😉


1) Ícones e imagens divertidas

Sabemos que os alunos são, em geral, muito visuais, por isso imagens, ícones e símbolos costumam chamar a atenção deles. Então por que não incrementar seus slides com esses elementos? Existem sites super legais, onde vocês podem fazer downloads gratuitos de imagens e ícones super bacanas. Confiram essa lista:


Flaticon Freepik Pixabay


2) Memes e gifs

Adicionar um pouco de humor nas nossas aulas é sempre um diferencial e pode manter os alunos mais animados conforme o conteúdo ou atividades são apresentados. O grande desafio é: como fazer isso à distância?

Vocês com certeza já devem ouvido falar dos famosos memes, imagens icônicas que transmitem uma ideia ou reflexão engraçada. Bom, seus alunos com certeza conhecem. Então que tal adicionar isso às suas apresentações? Você pode usá-los em formatos de imagem ou mesmo de gifs, que são essas imagens com movimento. É possível encontrar vários deles nesse site, de forma gratuita! Ah, e se você é professor de inglês, as opções de memes são ainda mais variadas.


Giphy


3) Recursos das próprias plataformas para criar apresentações

Google Slides, PowerPoint, Canva ou Prezi: com certeza você já conhece alguma delas (ou todas e até outras que não mencionamos aqui). Essas são algumas ferramentas muito usadas por professores para preparar aulas e elas já são bastante ricas em recursos visuais: contam com temas diferentes, transições, muitas opções de cores e designs para personalização. Então tire um tempinho para conhecê-las melhor e usar sua criatividade.


4) QR code

Uma outra maneira de deixar suas apresentações mais dinâmicas é inserindo QR codes, que nada mais são do que códigos que te levam a outros endereços eletrônicos. Por meio deles você consegue indicar um site, uma lista de exercícios online ou mesmo um vídeo no YouTube pros alunos, sem necessariamente inserir esse link na sua apresentação. Para criar seus QR codes também há vários sites gratuitos, entre eles:

Para acessar o conteúdo dos QR codes, basta abrir sua câmera do celular e mirar no código: pronto! Você será encaminhado pro link de destino. Que tal testar com uma das nossas atividades ChatClass? É só mirar a câmera do seu celular aqui nesse QR code:


Saiba como enviar atividades ChatClass em forma de link para seus alunos nesse vídeo tutorial.


Gostou das nossas dicas? Que tal começar a produzir materiais mais divertidos e diferenciados pra prender a atenção dos alunos? Quais outras fontes de recursos você usa? Contem pra nós nos comentários e compartilhem com seus colegas 😉


118 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass