• Sthacey

Como estudar Inglês para o ENEM

Atualizado: Jul 2

Vai prestar o Enem e não sabe como estudar Inglês?

Nós separamos algumas dicas de como estudar para a prova.


A prova de Inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composta por cinco questões de temas variados, que exigem bastante interpretação de textos e um vocabulário amplo. Os textos das provas costumam ser de nível intermediário/avançado e utilizam expressões idiomáticas e linguagem informal. Mas fique tranquilo, existem formas de se preparar, por isso separamos 6 dicas para você estudar para o Enem.



1. Leia textos em Inglês de diferentes gêneros

A prova faz o uso de diversos gêneros textuais, como tirinhas, charges, posts de blogs, trechos de música, poesias, anúncios publicitários, artigos de jornais, revistas, entre outros. Esteja acostumado a ler e entender esses diferentes tipos de textos em Inglês. Separamos dois links que podem te ajudar a treinar a leitura.


O primeiro deles é o Medium, que funciona como um blog com textos de diversos temas. E o segundo é o English Skills, que é um site para praticar a leitura de textos em Inglês organizados por níveis. A frequência é importante, quanto mais você conseguir ler, mais fácil será. Procure separar um tempo na sua rotina para ler em Inglês.



2. Faça o uso das técnicas Scanning e Skimming

No Enem, os alunos costumam correr contra o tempo para terminar a prova, e a leitura de textos pode demandar um tempão, certo? É por isso que trouxemos essas duas técnicas de reading. Ambas referem-se a uma “passada de olho” no texto, mas com objetivos diferentes.


Skimming:

Uma rápida leitura buscando entender qual a ideia geral desse texto, sobre o que ele fala, essencialmente.


Scanning:

Uma rápida leitura, buscando informações específicas. Sendo assim, o leitor apenas passa o olho, em busca de respostas específicas das perguntas que quer responder.


Na prova, você pode utilizar a técnica de skimming para entender a ideia geral do texto e depois ler as questões correspondentes. Feito isso, você pode utilizar o scanning para te ajudar a localizar as respostas que você precisa.


3. Estude linking words (conectores)

As linking words são conjunções que funcionam como conectivos nas frases. É importante estudá-las para a prova, porque essas conjunções te ajudam a entender a relação entre as ideias de uma frase longa ou de um parágrafo. Como, por exemplo, no período “I studied for the test, so I did great”, a palavra “so” estabelece uma relação de causa e consequência entre as duas orações


Você também pode estudar e praticar as linking words no Robô de Inglês, acessando atividades a seguir:

Atividade 1 - Linking words

Atividade 2 - Linking words



4. Estude referência pronominal

Referência pronominal é um ponto gramatical utilizado com frequência no Enem. Isso porque os pronomes sempre fazem referência a um termo específico e ajudam a interpretar o texto. Estude pronomes pessoais, relativos, reflexivos, possessivos e demonstrativos. Você pode estudá-los no nosso robô de inglês acessando os links:


Atividade 1 - Personal pronouns

Atividade 2 - Personal Pronouns

Atividade 3 - Reflexive Pronouns


5. Tome cuidado com falsos cognatos.

Os falsos cognatos são palavras em inglês que, pela similaridade com o português, aparentam ter um significado, mas na verdade têm outro. Como acontece nas palavras pretend, parents e college, por exemplo. Confira nosso post do Instagram sobre esse assunto:


6. Faça exercícios das provas anteriores e veja as resoluções comentadas.

Você pode encontrar provas anteriores no site do Inep, instituição responsável pela realização do ENEM. Além disso, existem diversos sites que postam a resolução comentada das provas. Isso fará com que você treine suas habilidades de interpretação de texto e se familiarize com os tipos de questões.


Gostaram das nossas dicas? Fique atento ao nosso Instagram e ao nosso Facebook para mais dicas.


0 visualização
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass