• tamismielo

Como preparar seus alunos para a prova de Inglês do Enem

Atualizado: Jun 4

5 dicas para preparar os alunos para a prova, mesmo à distância


Mesmo com a notícia do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2020, professores e alunos estão bastante preocupados com a dinâmica de estudos, uma vez que as aulas presenciais estão suspensas. E, embora algumas escolas e instituições tenham aderido ao ensino à distância, nem todas os alunos e professores receberam essa opção e estão tendo que se virar como podem. Por isso aqui vão algumas dicas de como ajudar os seus alunos a se preparem para a prova de Inglês do Enem.


1. Foco na leitura e interpretação

Não é novidade pra ninguém que a prova de linguagens do Enem tem um grande foco na leitura e interpretação de textos, por isso é importante que os alunos também se preparem dessa forma: lendo e interpretando textos, de preferência de gêneros textuais variados. Sugira alguns textos ao seus alunos ao longo da semana e prepare uma pequena série de questões sobre eles, questões que podem ser discutidas numa videochamada, ou mesmo em uma conversa pelo WhatsApp. Onde você pode conseguir textos de qualidade em inglês? Bem aqui.


2. Trabalhe os pronomes

Essas palavras são peças-chave para ler e interpretar bem um texto, por isso é importante que os alunos conheçam os pronomes e pratiquem a identificação deles em frases e textos. Dessa forma, sempre ao ler um texto com eles, chame a atenção para o pronomes e ajude-os a identificar a quais termos esses pronomes se referem.

Além disso, no robô de Inglês da ChatClass, os alunos têm acesso a várias atividades envolvendo pronomes, como essas aqui:


3. Trabalhe os falsos cognatos

Os falsos cognatos ou falsos amigos podem acabar prejudicando bastante os alunos na hora de interpretar um texto, pois eles se parecem com uma palavra em português, mas não têm o significado equivalente. Alguns exemplos são pretend (que parece 'pretender', mas na verdade significa 'fingir'), college (que parece 'colégio', mas significa 'faculdade'), ou mesmo fabric (que parece 'fábrica', mas na verdade é 'tecido'). Então, que tal ajudar os alunos a conhecerem essas palavrinhas? Uma boa opção é mandar semanalmente, no grupo da turma no WhatsApp, uma listinha com 3 ou 5 desses falsos cognatos, mostrando seu real significado, como essa aqui:


Dica sobre os falsos cognatos.

4. Trabalhe as conjunções

Linking words também são elementos importantes dos textos, uma vez que é por meio delas que conseguimos identificar a relação entre as frases, que pode ser, por exemplo, de oposição, de consequência, de explicação, entre outras. No robô de Inglês da ChatClass, os alunos têm acesso a várias atividades envolvendo conectores, como essas aqui:

5. Apresente tipos de textos diferentes

Ter contato com tipos textuais variados pode ajudar os alunos na hora do Enem, uma vez que essa prova não apresenta somente notícias e textos informativos. Sendo assim, é interessante que os alunos leiam produções diferentes, em formatos e com objetivos diferentes, como textos mais artísticos. Alguns exemplos são: tirinhas, charges, poemas, letras de músicas e propagandas.


Exemplo de charge.

Gostou das nossas dicas, professor? Então junte-se às nossas redes para ficar por dentro de tudo 😁

Instagram para profs Grupo de Facebook para profs


73 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass