Como utilizar memes em sala de aula
Tudo o que viraliza na internet, seja através da TV ou de uma rede social, pode se tornar um meme.
Mas o que é um meme?
O meme nada mais é do que uma frase, imagem ou vídeo que se torna popular e pode ser adaptado em outras situações para demonstrar emoções, sentimentos e pensamentos.
Um exemplo é o gif meme da Nazaré Tedesco, personagem da novela Senhora do Destino.

O vídeo em si é muito simples, mas pode ser utilizado em diversos contextos que possam demonstrar que você está confuso, processando a informação, tentando entender algo, entre outras interpretações.
No entanto, é preciso tomar cuidado com o uso dessa linguagem para que ela não se torne exaustiva, principalmente em sala de aula. Confira algumas dicas que separamos para você.
1) Esteja por dentro dos assuntos do momento 👀
As redes sociais são uma grande fonte de informações quando o assunto são os memes. O Twitter, Instagram e TikTok são as principais, lá você pode encontrar capturas de tela, áudios, vídeos, gifs, tirinhas, fotografias e até mesmo frases em páginas de humor.
2) Entenda o contexto e como pode utilizá-lo 🤔
Cuidado para não usar o meme de forma errada!
Entenda para que situações você pode usar aquela frase ou gif, e só utilize se tiver certeza. Peça ajuda para quem você sabe que é antenado, para conferir se você está no caminho certo.
3) Use com moderação ✋
Seja estratégico. Não utilize em todos os momentos de interação, espero o instante mais adequado para descontrair.
Use em momentos que você deseja chamar a atenção dos alunos, começar uma aula, finalizar uma aula.
4) Divirta-se com seus alunos 💃
Use os memes para se aproximar dos seus alunos, dos interesses deles e para tornar o ensino mais divertido. Trazer um pouco de humor e conectá-lo com o conteúdo pode captar mais a atenção dos estudantes. Seja inovador!
Abaixo alguns exemplos de memes:
“Qualquer coisa me coloca no paredawn. Eu tenho minha carreira, minha vida bem bonita lá fora” - Karol Conká, BBB 21.
Como usar: Quando alguém demonstrar que não gostou do que você fez ou falou, e que você não tem medo do julgamento.
Exemplo: Você enviou atividades para os alunos fazerem no final de semana.
“Senhora? Senhora?” - Telejornal
Como utilizar: Quando alguém pergunta ou pede algo e você prefere fugir ao ter que responder.
Exemplo: Quando seus alunos te perguntam se você já corrigiu as provas.
“Tô passada! Tô chocada! Meu deus”, Telejornal
Como utilizar: Quando você quer fingir espanto ou choque de algo, para parecer que é a primeira vez que você está diante daquilo.
Exemplo: (Se for o caso,) Quando a turma pede adiamento de algum trabalho ou prova, como de costume.
“Tô me sentindo adorável”, Telejornal
Como utilizar: Quando você sente que conseguiu realizar algo e está se sentindo bem.
Exemplo: Quando todos os seus alunos entregam o trabalho na data certa.
“Inferno, inferno” - Carminha, Avenida Brasil
Como utilizar: Quando algo dá errado e você fica brabo.