• tamismielo

Entenda tudo sobre Ensino Híbrido

Atualizado: Fev 9

O que é e o que esperar dessa tendência no Brasil


Muito se tem ouvido falar sobre o conceito de Ensino híbrido e a discussão a seu respeito se fortaleceu desde que o isolamento social começou. Mas, afinal, o que é o Ensino híbrido e como ele vai funcionar (ou já funciona) na prática?


O que é?


O chamado Ensino híbrido, ou blended learning, já é um velho conhecido das escolas e dos professores. Essa modalidade nada mais é do que uma proposta de integração entre a escola e a tecnologia, de maneira planejada e consistente. Uma proposta inovadora para o modelo tradicional de educação, que intensifica o contato entre a sala de aula e a tecnologia. Ou seja, esse contato não se dá apenas de forma esporádica e ao acaso (com inserção de uma ou outra atividade ou projeto envolvendo tecnologia), mas sim de forma integrada, embasada e prevista pelo plano pedagógico.


Como se dá?


Pode parecer que essa proposta é bastante nova pelo fato de a pandemia ter intensificado o debate sobre o assunto. No entanto, desdobramentos do Ensino híbrido já são observados há alguns anos nas escolas, como é o caso do Laboratório rotacional (rotation lab), modelo que divide os alunos em grupos e intercala os momentos de aprendizagem na sala com sessões no laboratório de informática, de modo que esses ambientes sejam complementares no processo de aprendizagem.


E daqui pra frente?


Além do Laboratório rotacional, outros modelos já vêm sendo aplicados nas escolas. Contudo, o contexto da pandemia junto do isolamento social acelerou e intensificou a aplicação de outros modelos de ensino híbrido, pois agora a proposta é retomar as atividades presenciais na escola aos poucos e contar, mais do que nunca, com a tecnologia (atividades e projetos on-line) como parte da rotina escolar.


Embora seja um desafio para muitos professores e escolas do Brasil, tendo em vista a desigualdade de acesso à tecnologia observada em alguns estados brasileiros, o Ensino híbrido tem como objetivo, além de colocar o aluno em situações de protagonismo (em que ele mesmo é responsável por sua aprendizagem), auxiliar as professoras e professores no gerenciamento e suporte aos alunos, com ferramentas LMS (learning management system), por exemplo.


É certo que, pela grande diversidade de realidades das escolas brasileiras, o Ensino híbrido não acontecerá de forma homogênea em todo o país, mas também é certo que ele veio para ficar.


Como a ChatClass pode te ajudar?


A ChatClass é uma plataforma totalmente online que permite aos professores enviar atividades com correção automática pelo WhatsApp. Além disso, é possível acompanhar o progresso dos alunos, ver o que eles responderam na atividade e enviar feedback. Para aplicá-la ao Ensino híbrido, basta ter um celular com internet e enviar atividades para os alunos, que irão ter acesso às atividades pelo WhatsApp. Nesse post você pode ver os primeiros passos para acessar a plataforma.



➡️ Acessar a ChatClass

➡️ Live sobre Ensino Híbrido (11/02, 19h - Horário de Brasília)


E você, professora ou professor? Como têm se dado os modelos de ensino híbrido na sua escola? Como você tem usado plataformas como a da ChatClass para gerenciar e dar suporte aos alunos em tempos de ensino remoto? Conte-nos mais! 😁







561 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escritórios

Nova York

São Paulo

© 2021 ChatClass All rights reserved.