• mitzie

Ensino Híbrido Sustentado e Disruptivo

No dia 11 de fevereiro de 2020 a ChatClass realizou uma Live sobre Experiências com Ensino Híbrido (disponível no Youtube) com 4 professores do Brasil, que contaram um pouco sobre o que é o Ensino Híbrido na teoria e na prática. A seguir você poderá ver um resumo do que foi falado na Live.


Teoria: o que é o Ensino Híbrido?

  • Ensino Híbrido é a intersecção entre o ensino presencial e ensino virtual, no qual o estudante aprende, pelo menos em parte, por meio de ensino online

  • É uma ruptura na educação, pois ela vai além de lugar e espaço. A aprendizagem acontece dentro e fora da escola

  • Se concentra na personalização do ensino, em que a escola passa a se preocupar mais com o estilo de aprendizagem, protagonismo juvenil e percepção do lugar de aprendizagem dos estudantes

  • O estudante possui um certo controle em relação ao tempo, lugar, caminho e ritmo da sua aprendizagem

Ensino Híbrido Sustentado e Disruptivo


Existem diversos modelos do Ensino Híbrido, e eles podem ser divididos em 2 tipos: sustentado e disruptivo.


Tipo Sustentado

  • Neste tipo, a sala de aula conta com apoio da tecnologia, como por exemplo o Modelo Rotacional e Modelo Flex, sendo uma abordagem um pouco mais tradicional.

  • Um exemplo é a Sala de Aula Invertida, em que há uma inversão das práticas da sala de aula. As dúvidas, tarefa de casa e resolução de problemas devem ser tratadas presencialmente em sala de aula, e a explanação teórica deve ser mediada previamente via TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), permitindo o aluno analisar, aplicar e criar dentro da sala de aula.

Tipo Disruptivo

  • Aqui há uma ruptura no papel da sala de aula, pois se quebra o conceito de espaço físico, e no papel do professor, já ele não é mais o único detentor do conhecimento, mas sim faz parte de uma equipe interdisciplinar. Os exemplos deste tipo são o Modelo à La Carte e o Modelo Virtual Aprimorado.


Bibliografia:

  • HORN, Michael B.; STAKER, Heather; CHRISTENSEN, Clayton. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, 2015.

  • BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

  • BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.


O conteúdo deste texto foi retirado da Live sobre Experiências com Ensino Híbrido (disponível no Youtube), portanto o crédito é dado aos professores palestrantes:


👩‍🏫Simone Alves, Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Bahia

Instagram: @umoutrolugarplanejamento

👩‍🏫 Karyne Oliveira, Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual de Bandiaçu, Bahia

Instagram: @aprovacaok10

👩‍🏫 Fabiano Amorim, Professor de Inglês na Escola Estadual Erem Teresa Torres e Coordenador Pedagógico Escola Municipal Emaps, Pernambuco

Instagram: @fabianoitapetim

👩‍🏫 Italo Souza, Professor de Inglês no Colégio Coração de Jesus e Colégio Luciano Feijão e Coordenador Pedagógico na WILL Idiomas, Ceará

Instagram: @mrlanguageofficial



👉Conheça o Robô ChatClass, plataforma no com atividades dinâmicas e correção automática


189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escritórios

Nova York 🇺🇸

São Paulo 🇧🇷

© 2021 ChatClass All rights reserved.