• tamismielo

Competências e habilidades da BNCC para o ensino de Inglês | ChatClass

Atualizado: Ago 3

Como a BNCC propõe o ensino e aprendizagem

de Língua inglesa para a educação básica


A Base Nacional Comum Curricular tem o intuito de elencar diretrizes comuns para o ensino e aprendizagem no Brasil inteiro. É por meio desse documento que as escolas e professores planejam (e repensam) sua práticas em busca de um objetivo em comum.


O documento reconhece a língua inglesa como de grande importância por seu caráter de comunicação internacional e sua relevância econômica e política no cenário global. Dessa forma, a Base propõe competências e habilidades para serem trabalhadas ao longo dos anos escolares.


Competências

Segundo o documento oficial “competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, o pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”, ou seja, as chamadas competências se relacionam com a inserção e mobilização dos conteúdos na vida em sociedade. Com esse conceito, a BNCC propõe integrar, o máximo possível, os conteúdos aprendidos nas escola com a vida real do alunos. Sendo assim, alguns exemplos de competências apresentados em língua inglesa são:

  1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural;

  2. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos

  3. Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa.

Habilidades

Já as habilidades são ações mais concretas de aprendizagem, que devem ser alcançadas por meio da prática: “expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares”, e, por sua vez, estão sempre ligadas às competências, pois, uma certa competência mobiliza uma ou mais habilidades no seu propósito. São exemplos de habilidades:

A. Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line);

B. Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas;

C. Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.


Perceba como as habilidades citadas em B e C são importantes para se alcançar a competência citada em 1, por exemplo.

Com as habilidades e competências assim dispostas no documento oficial, é importante que a escola e, principalmente, o professor pensem sempre sobre os objetivos finais (competências) que querem alcançar por meio das atividades propostas aos alunos, passando pela(s) habilidade(s) que as atividades propostas mobilizam e a qual (quais) competência(s) elas estão ligadas.


ChatClass e a BNCC

As atividades da nossa plataforma foram elaboradas com base nas diretrizes da BNCC, por isso é possível encontrar em nossa página my.chatclass, no seu espaço do professor, todas as atividades disponíveis para os alunos e procurar por temas relacionados às habilidades que vocês pretendem trabalhar 🥳 Acesse o link, faça seu login, entre em conteúdos e pronto!


0 visualização
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass