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Listening skill: como praticar com os alunos?

Atualizado: Jun 4

A prática de listening envolve formar sentido a partir dos sons significativos da língua, e isso só pode ser feito usando-se o contexto, a própria língua e o nosso conhecimento de mundo.



Diferentemente da prática de reading, a prática de listening corresponde ao entendimento da modalidade falada da língua, que, por sua vez, é menos planejada e não tão bem estruturada quanto a modalidade escrita. Isso porque, quando falamos, geralmente não temos tempo para organizar os pensamentos. Sendo assim, as modalidades escrita e falada da língua têm traços característicos diferentes, pois elas são produzidas e entendidas em diferentes circunstâncias.


Algumas características dessa modalidade da língua devem ser levadas em conta na hora de preparar nossos alunos pra esse tipo de exercício. Vamos dar uma olhada:


Efemeridade


Diferentemente da modalidade escrita, que fica registrada, a modalidade falada desaparece assim que é produzida. No entanto, é importante lembrar que em situações reais de comunicação, geralmente é possível pedir para que o locutor repita sua mensagem. Isso deve ser levado em consideração quando quisermos preparar nossos alunos para essas situações. Por isso algumas estratégias como tocar novamente o áudio que foi ouvido ou resumir, com outras palavras, a mensagem passada pode ajudar os alunos e prepará-los para situações reais de uso.


Acento e entonação


Enquanto a modalidade escrita da língua usa pontuação e letras maiúsculas para indicar os limites das sentenças, a modalidade oral faz uso do acento e da entonação para indicar o começo e o fim de grupos significativos de palavras. Dessa forma, é importante que os alunos sejam também familiarizados com com essas características específicas do Inglês, e os exercícios de listening são uma ótima oportunidade pra isso.


Suporte visual


Se, por um lado, a modalidade escrita da língua nem sempre conta com suporte visual, como figuras, por exemplo, a modalidade falada vem geralmente acompanhada de linguagem corporal, como gestos (movimentos das mãos, principalmente) e expressões faciais, tudo para auxiliar no processo de comunicação e interação.


Hesitação


Ao nos deparamos com textos escritos, percebemos que geralmente há uma organização lógica das sentenças, uma vez que aquele texto foi pensado antes de ser escrito. Em interações orais, as frases e tópicos nem sempre são tão bem organizadas. Elas contêm interrupções, hesitações, repetições e frequentes mudanças de tópico.


Por mais que possamos exercitar habilidades diferentes em exercícios de listening, como as que a gente pode exercitar em exercícios de reading, é importante levar em consideração essas diferentes características entre as modalidades escrita e falada da língua, tendo sempre em mente quais objetivos comunicativos queremos alcançar com os alunos. E claro, nós podemos usar o ChatClass pra praticá-las 😉

Quais outras questões você leva em consideração na hora de propor exercícios de listening para os alunos? Conta pra gente 😄

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