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Como se preparar para a Olimpíada de Inglês

Atualizado: Jun 10

Enquanto professores, sabemos que planejar as aulas pode ser bastante desafiador. Por isso preparamos esse post com o intuito de ajudá-los nesse planejamento. Aqui vocês encontrarão algumas dicas de como abordar os temas que aparecerão na Olimpíada, de modo que os alunos se sintam mais preparados para responder às atividades relacionadas a esses conjuntos de vocabulário e estruturas, pois, como vocês sabem, durante a Olimpíada de Inglês, nossos alunos executarão tarefas todos os dias e cada dia está relacionado a um país e a um tópico diferente, com o intuito de despertar neles a curiosidade e interesse por outras culturas.


Sabendo que vocês, professores, têm um cronograma a cumprir – o que torna complicado fazer uma atividade fora desse cronograma todos os dias com os alunos – preparamos um total de 3 atividades por semana de Olimpíada, pensando nos tópicos propostos para cada uma delas. Essas atividades podem ser adaptadas para os diferentes níveis dos alunos e para as diferentes necessidades que vocês acreditarem importante abordar.

Daily Olympics Activities, Week 1

Sept. 2: Japan – fish Market

Sept. 3: Australia – beaches

Sept. 4: Korea – K-pop

Sept. 5: Panama – photography

Sept. 6: Morocco – traditional food

Sept. 7: Senegal – Mbalax music

Sept. 8: Nigeria – languages

Atividade 1: Dica culinária


Material: imagens anexas Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade em duplas

Preparando os alunos para Japan (September 2) e Morocco (September 6)

  1. Para essa atividade, você poderá usar o conjunto de imagens em anexo, com pratos típicos do Brasil;

  2. Após dividir os alunos em duplas, peça para que eles simulem um diálogo em que um deles será um turista e estará em busca de um lugar para experimentar um prato típico brasileiro e o outro será a pessoa com as informações sobre esse prato típico e onde encontrá-lo;

  3. Sorteie uma imagem para cada dupla, para que eles possam iniciar o diálogo.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante aprofundar mais o diálogo, de modo que o turista pergunte do que é feito o prato, por exemplo, para que o informante o descreva.


A atividade 1 está diretamente relacionada aos tópicos fish market e traditional food. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • What’s your name?

  • Where are you from?

  • Can you speak English?

  • What’s your favorite place to eat?

  • I love _____ (this type of food)!

  • Do you like to _____ (this activity)?

  • What’s the most famous meal in Brazil?

Atividade 2: Qual é a música?


Material: reprodutor de áudio, papel e caneta Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade em pequenos grupos


Preparando os alunos para Korea (September 4) e Senegal (September 7)

  1. Para essa atividade, divida a turma em grupos (entre 3 e 6 alunos por turma) e providencia papel e caneta para cada grupo;

  2. Coloque para tocar 5 segundos de uma música e peça para que os grupos tentem adivinhar qual é a música em questão;

  3. Atribua pontos aos acertos – e possivelmente pontos extras para informações adicionais corretas (como nome do artista). O número de músicas pode variar de acordo com o tempo que você tiver disponível em sua aula;

  4. É interessante que você guie a atividade em inglês, com perguntas como ‘Where have you heard this song?’, ‘Do you like this song?’, ‘Do you like this artist?’;

  5. Em anexo você vai encontrar uma lista de músicas sugeridas para a atividade.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante fazer perguntas mais aprofundadas, como "How does this song make you feel?’", "Would you recommend this song to your friends and family?’"


A atividade 2 está diretamente relacionada aos tópicos K-pop e Mbalax music. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • I’m a big fan of _____ (band or artist).

  • Have you heard their latest song?

  • I really like ____ (band or artist).

  • Who is your favorite artist?

Atividade 3: Tell me what you see


Material: imagens anexas Tempo: 10 - 15 minutos Orientação: atividade com a turma toda


Preparando os alunos para Australia (September 3) e Panama (September 5)

  1. Para essa atividade, chame um aluno por vez e o coloque de frente para a sala;

  2. Em seguida, mostre uma das imagens do conjunto de imagens em anexo e peça para que os outros alunos da turma deem informações/descrevam essa imagem, sem dizer que lugar é aquele;

  3. O aluno de frente para a turma (e de costas para a imagem e para você e para a imagem) deverá adivinhar que lugar é esse;

  4. Durante a atividade, tente ajudar os alunos com vocabulário.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante que o professor proponha um sistema de yes or no questions, em que o aluno em frente à turma faz as perguntas sobre o que há na foto.


A atividade 3 está diretamente relacionada aos tópicos beaches e photography. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • There is/are

  • What are the people in the photo doing?

  • What is it like?

  • What else do you see in the photo?

  • I’d like to visit this place because…

Além disso, as imagens em anexo sugeridas para a atividade trazem o vocabulário presente nos exercícios da Olimpíada.

Clique aqui para baixar o PDF das atividades da SEMANA 1 com os anexos.

Daily Olympics Activities, Week 2

Sept. 9: Egypt - Cairo weather and activity

Sept. 10: Serbia - vampires

Sept. 11: Saudi Arabia - the tallest building in Saudi Arabia

Sept. 12: Tunisia - movies

Sept. 13: Costa Rica - the expression “Pura vida”

Sept. 14: Iceland - cats and dogs

Sept. 15: Croatia - islands, neckties and flip flops


Atividade 1: Crossword puzzle


Material: handout anexo

Tempo: 10 - 15 minutos

Orientação: atividade em duplas


Preparando os alunos para Egypt (September 9) e Croatia (September 15)

  1. Para essa atividade, você poderá usar a palavra cruzada em anexo;

  2. Coloque os alunos em dupla;

  3. Antes deles iniciarem a cruzinha, mostre a eles expressões relacionadas a esses dois tópicos (weather and clothing), como ‘What’s the weather like today?’, ‘What’s the weather like in your city?’, ‘What do you wear when it’s raining?’ etc.

  4. Em seguida, entregue a cruzadinha. Enquanto eles estiverem fazendo, você pode dar dicas, ajudá-los e aproveitar para treinar a pronúncia.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante

deixar que eles façam individualmente e pedir que adicionem vocabulário nas

duas categorias (weather and clothing).


A atividade 1 está diretamente relacionada aos tópicos Cairo weather and activity e islands, neckties and flip flops. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • What’s the weather like in your city?

  • What do you wear when it’s raining?

  • Clothing vocabulary

  • Weather vocabulary

Atividade 2: A movie with...


Material: lista de frases anexa

Tempo: 15 - 20 minutos

Orientação: atividade em pequenos grupos


Preparando os alunos para Serbia (September 10), Tunisia (September 12) e Costa Rica (September 13).

  1. Para essa atividade, você dividirá os alunos em grupos;

  2. Na lista em anexo, encontram-se alguns exemplos de início de frases sobre filmes, que os alunos terão de completar com o nome de um filme, por exemplo ‘A movie with vampires’, ‘A comedy movie’, ‘A horror movie’ etc.;

  3. Depois de separados em grupo, você vai começar por um dos grupos, sorteando uma das frases. Os alunos daquele grupo terão 30 segundos para citar um filme que se encaixe na descrição. Se eles não conseguirem, a chance pode ser passada para o próximo grupo;

  4. Contabilize os pontos;

  5. Durante a atividade, depois de citado o filme, você pode fazer perguntas, em inglês, para utilizar o vocabulário sobre esse assunto: ‘Do you like this movie?’, ‘Who is the main character?’, ‘What is the movie about?’ etc;


* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante aprofundar a discussão sobre o filme: ‘Why do you like this movie?’, ‘What’s the plot?’, ‘How did you remember this movie?’, ‘When was it produced?’ etc.


A atividade 2 está diretamente relacionada aos tópicos vampires, movies e the expression “Pura vida”. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Do you like this movie?

  • What is the movie about?

  • Fantasy vocabulary

  • Movie genres

Atividade 3: Comparing animals


Material: imagens anexas

Tempo: 15 - 20 minutos

Orientação: atividade em pequenos grupos


Preparando os alunos para Saudi Arabia (September 11) e Iceland (September 14)

  1. Para esta atividade, você poderá usar as imagens de animais em anexo;

  2. Divida os alunos em grupos de, no máximo, 3 integrantes;

  3. Deixe as imagens dos animais expostas para os alunos e peça para eles escreverem o máximo e frases possível no período de 3 minutos;

  4. Essas frases devem comparar os animais das imagens, usando estruturas de superlative e comparative, como nos exemplos abaixo: The cat is cuter than the dog. The elephant is bigger than the turtle. The giraffe is the tallest one.

  5. Ao final do tempo, você pode conferir as frases com os alunos, individual ou oralmente, diante da turma toda, e premiar o(s) grupo(s) com o(s) melhor(es) resultado(s).


* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante diminuir o tempo disponível para a elaboração das frases (para 1 minuto, por exemplo), ou pedir para que eles façam as frases individualmente.


A atividade 3 está diretamente relacionada aos tópicos the tallest buildings in Saudi Arabia e cats and dogs. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Animals vocabulary

  • Superlative

  • Comparative

Clique aqui para baixar o PDF das atividades da Semana 2 com os anexos.

Daily Olympics Activities, Week 3

Sept. 16: Switzerland - chocolate

Sept. 17: Russia - superpowers

Sept. 18: Peru - Peruvian food

Sept. 19: Iran - art and carpets

Sept. 20: Sweden - midnight sun

Sept. 21: Denmark - bicycles

Sept. 22: Mexico - Aztecs and museums

Atividade 1: The cooking show Material: handout anexo e celular Tempo: 20 - 30 minutos Orientação: atividade em pequenos grupos


Preparando os alunos para Switzerland (September 16) e Peru (September 18)

  1. Para essa atividade, você poderá usar o handout anexo e um celular, para fazer filmagens;

  2. Coloque os alunos em pequenos grupos (3 ou 4 alunos);

  3. Explique que vocês farão um pequeno sketch de um programa culinário, em inglês. Você pode deixar que eles escolham uma receita de um prato ou usar as que estão no handout anexo;

  4. Deixe que os alunos escrevam um pequeno roteiro a ser seguido para a apresentação da receita. O roteiro não precisa ser inteiro em inglês, mas as falas dos apresentadores sim;

  5. É importante monitorar de perto essa parte da atividade, para se certificar de que todos os alunos do grupo estão participando e para tirar as dúvidas de vocabulário;

  6. Depois de em média 15 minutos de preparação, é hora de apresentar as receitas. Se os alunos se sentirem à vontade, você pode pedir para filmá-los enquanto apresentam o cooking show. Como é uma atividade pensada para ser mais rápida, os alunos podem usar imagens da internet e outros objetos pra ilustrar a apresentação;

  7. Durante a atividade, incentive os alunos a usarem expressões como ‘Do you like [NAME OF THE DISH]?’, ‘This dish is made out of [INGREDIENTS]’, ‘This is a typical [NATIONALITY] dish’ etc.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante deixar que eles planejem o roteiro de maneira mais independente. Essa é uma atividade que pode ser expandida e distribuída em mais de uma aula, como um projeto. E, se a turma tiver tempo disponível no cronograma, levar os ingredientes de verdade e talvez até executar a receita.


A atividade 1 está diretamente relacionada aos tópicos chocolate e Peruvian food. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:


  • It’s made of…

  • Sounds delicious

  • Looks tasty

  • It’s a typical Brazilian food.

  • Food vocabulary


Atividade 2: Find someone who...


Material: handout anexo Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade com a turma toda


Preparando os alunos para Russia (September 17) e Denmark (September 21

  1. Para essa atividade você poderá usar o handout anexo;

  2. Você entregará uma cópia do handout para cada aluno;

  3. Para fazer a atividade, eles vão andar pela sala fazendo pergunta aos colegas, tentando encontrar alguém que se encaixa na descrição da primeira coluna;

  4. Depois que eles terminarem, você pode chamar alguns pra perguntar sobre quem eles acharam em alguma das descrições: ‘Maria, did you find someone who loves watching horror films?’, ‘Lucas, did you find someone who prefers to stay home on the weekend?’ etc;

  5. Essa atividade foca nos diferentes usos de verbos com -ing e verbos no infinitivo, portanto pode ser interessante também para ser usada como revisão desse conteúdo.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante pedir para que eles preencham a terceira coluna também, com detalhes extras sobre as informações perguntadas.


A atividade 2 está diretamente relacionada ao conteúdo gramatical presente nos exercícios dos temas superpowers e bicycles. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Want to…

  • Like (verb with ing)

  • Prefer to…

  • Would like to...


Atividade 3: Name three


Material: handout anexo Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade em pequenos grupos


Preparando os alunos para Iran (September 19) e Mexico (September 22)

  1. Para esta atividade, você poderá usar o handout anexo;

  2. Divida os alunos em grupos de, no máximo, 3 integrantes;

  3. Para cada grupo, você irá sortear um dos cards do handout;

  4. Escreva a estrutura da voz passiva na lousa e peça para que os alunos completem corretamente;

  5. Em seguida, dê aos alunos alguns segundos (30, por exemplo) para encontrar 3 exemplos da categoria do card;

  6. Atribua pontos pela formação correta da frase e pelos exemplos.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais básicos, é interessante apenas mostrar a estrutura na voz passiva na lousa, ou apenas pedir os exemplos, caso eles ainda não tenham aprendido esse conteúdo gramatical.


A atividade 3 está diretamente relacionada aos tópicos art and carpets, Aztecs and museums e ao conteúdo gramatical encontrado nesses exercícios da Olimpíada de Inglês. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Art related vocabulary

  • Passive voice structure


Clique aqui para baixar o PDF das atividades da Semana 3 com os anexos.

Daily Olympics Activities, Week 4

Sept. 23: Germany - Berlin facts and Uruguay - beach and turtles

Sept. 24: Colombia - Medellin and dancing and Spain - Holy family

Sept. 25: England - Big ben and Portugal - castles

Sept. 26: Belgium - Belgian cities and France - camping

Sept. 27: Argentina - paleonthology and Brazil - carnival


Atividade 1: Have you ever... Material: folha de papel para cada aluno Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade com a turma toda


Preparando os alunos para Portugal (September 25) e Belgium (September 26)

  1. Para essa atividade, você entregará um pedaço de papel para cada aluno;

  2. Peça para que eles escrevam 5 frases com coisas que eles já fizeram, usando o present perfect (não indicando quando isso aconteceu);

  3. Depois recolha as folhas e redistribua entre os alunos;

  4. Peça para eles encontrarem o dono da folha que eles têm em mãos fazendo perguntas com o present perfect.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante pedir para que eles escrevam as frases usando o past simple, com as datas de quando tiveram as experiências, para que depois eles passem pelo exercício de adaptar as frases à estrutura de pergunta do present perfect.


A atividade 1 está diretamente relacionada aos tópicos castles e Belgian cities. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Have you ever…

  • I’ve never...

  • No, I haven’t.

  • Yes, I have.

Atividade 2: Memory game


Material: data show ou objetos diversos Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade com a turma toda ou em pequenos grupos


Preparando os alunos para Germany (September 23) e Colombia (September 24)

  1. Para essa atividade você poderá usar data show na sala de aula ou objetos diversos, que podem ser levados de casa ou que estão na própria sala;

  2. Você mostrará, por alguns segundos (entre 15 e 30), uma série de objetos para que os alunos memorizem;

  3. Depois disso, você deve esconder esses objetos e pedir que os alunos relembrem quais objetos você mostrou. Para isso, peça pra que eles usem as estruturas there is e there are;

  4. Você pode dividi-los em grupos ou contar pontos individualmente;

  5. Caso a turma seja muito grande, você pode pedir para que eles escrevam ao invés de falar;

  6. É interessante adequar os objetos a um tópico já trabalhado: ‘material escolar’, ‘utensílios de cozinha’ etc.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais avançados, é interessante pedir para que eles também a forma no passado (there was/there were), por exemplo There was a pencil on the table/on tv.


A atividade 2 está diretamente relacionada ao conteúdo gramatical presente nos exercícios dos tópicos Berlin facts e Medellin and dancing. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • There is/there are

Atividade 3: Classmate interviews


Material: handout anexo Tempo: 15 - 20 minutos Orientação: atividade com a turma toda


Preparando os alunos para France (September 26) e Brazil (September 27)

  1. Para esta atividade, você poderá usar o handout anexo;

  2. Os alunos receberão, individualmente, uma cópia do handout em anexo;

  3. Eles devem andar pela sala e entrevistar de 2 a 4 amigos;

  4. Você pode deixar uma música de fundo para animá-los;

  5. Por fim, faça perguntas a cada um sobre os colegas entrevistados, sempre frisando a estrutura do present simple.

* Ao utilizar essa atividade com alunos de níveis mais básicos, é interessante mesclar com perguntas de outros verb tenses, como present perfect e past simple.


A atividade 3 está diretamente relacionada ao conteúdo gramatical presente nos exercícios dos tópicos camping e carnival. Dentro dela, os alunos poderão usar ou ter acesso a expressões como:

  • Present simple structure

  • Short answers

Clique aqui para baixar o PDF das atividades da Semana 4 com os anexos.



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