• tamismielo

Por que a Olimpíada de Inglês motiva os alunos a aprender Inglês

Atualizado: Jun 4

Muitos professores da nossa comunidade vêm compartilhando relatos de como a Olimpíada de Inglês tem sido ótima para engajar os alunos no estudo de Inglês, então vamos entender um pouco mais do porquê disso

Olá, professores! Como vão?


Imagino que as duas primeiras semanas da nossa Olimpíada de Inglês já tenham sido bastante agitadas. E ainda temos mais 2 pela frente! Gostaríamos de saber como está sendo a experiência de vocês durante a Olimpíada. Conta pra gente aqui nos comentários do blog, ou nos nossos outros canais de comunicação, ok?

Os professores Mônica de Almeida Bonfim e Adailton Almeida Barros na divulgação da Olimpíada na sua escola, em Porto Velho

A Olimpíada começou na semana passada e já recebemos vários relatos de como os alunos estão engajados e como isso mudou a dinâmica da escola. Os professores Mônica de Almeida Bonfim e Adailton Almeida Barros, da escola EEEFM Professor Orlando Freire, em Porto Velho – RO, nos mandaram imagens da divulgação da Olimpíada de Inglês na sua escola: os professores e os alunos estão levando essa competição bem a sério por lá.

A professora conta que os alunos estão, inclusive, usando a Rádio Falante - a rádio da escola - para divulgar o ranking dos alunos diariamente. A empolgação é visível 😍


Muito legal, né? Segundo a professora Mônica, os alunos estão adorando e estão super engajados.

Por isso, a ideia do texto de hoje é pensar um pouquinho sobre a importância dessa proposta para os alunos e como isso pode influenciar no ensino e aprendizado de Inglês como língua adicional.


Nossa vivência já nos mostrou que, para aprender de fato um determinado conteúdo, é preciso ver relação prática entre ele e a nossa vida. A pergunta é “de que maneira aprender isso vai me ajudar a conquistar o que desejo?”. Como professores, sabemos que essa é a pergunta que os alunos geralmente se fazem, e, às vezes, até nos fazem. No entanto, nossas respostas quase nunca os deixam satisfeitos.

Apenas explicar que aprender inglês é importante, não só para a futura carreira deles, mas também pra sua comunicação e interação com o mundo todo não é suficiente. Eles precisam ver na prática como saber falar Inglês pode fazer a diferença. É por isso que muitos dos nossos alunos aprendem Inglês por meio de videogames, por exemplo, uma situação em que eles precisam saber o significado de certas palavras pra se saírem bem no jogo.


Sabendo disso, a Olimpíada de Inglês foi criada para proporcionar aos alunos uma experiência prática, na qual a vantagem de aprender Inglês fica evidente. Eles estão concorrendo a nível nacional com estudantes de todo o Brasil, por prêmios super legais, que estão diretamente ligados às suas práticas do dia a dia (smartphones, crédito no Spotify e Netflix, além de cursos de Inglês). E quem não gosta de uma boa competição, não é mesmo?


Além disso, a Olimpíada acontece totalmente online, por intermédio do nosso robô ChatClass, para que os alunos saiam dos meios tradicionais de estudo e construam sentido em torno disso. Para isso foi planejada uma atividade por dia de Olimpíada (lembrando que ela vai do dia 2 ao dia 27 de setembro), que contém uma série de exercícios de múltipla escolha e de produção de áudio, para que nossos alunos possam treinar seu speaking de uma maneira interessante para eles: mandando áudios pelo celular.


Por fim, não podemos deixar de falar sobre como essa Olimpíada foi organizada: tentando combinar o conteúdo de Inglês previsto nos cronogramas das escolas do Brasil (e em consonância com a BNCC) com uma dinâmica de competição que realmente chame a atenção dos alunos. Cada dia da Olimpíada tem um país diferente como tema, isso com o intuito de trazer um pouco de informação cultural pros alunos e mostrar como o conhecimento de inglês está ligado a outros conhecimentos mais gerais: cultura, geografia, música etc. Dentro de cada país, é trabalhado um tema principal, com vocabulário conectado a ele, que aparece nos exercícios da Olimpíada daquele dia, tanto nos de múltipla escolha quanto nos de read aloud. Nessas duas primeiras semanas, por exemplo, tivemos temas como K-pop music, photography, movies e outros.


Bom, pessoal, agora que já conversamos um pouco mais sobre a Olimpíada de Inglês e a importância dela, não espera mais: entra lá no nosso site, cria seu cadastro, cadastre suas turmas, concorra a prêmios e proporcione aos seus alunos uma experiência de aprendizagem prática e cheia de sentido. E se você já embarcou nessa, conta pra gente como tem sido esse evento na sua escola. Looking forward to hearing from you guys 😊


Ah, e não deixem de preencher com seus dados aqui embaixo 👇 pra ficar por dentro de todas as nossas atividades.


See you next week!


367 visualizações1 comentário
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass