• tamismielo

Os 4 principais modelos de Ensino híbrido

Atualizado: Fev 9

Vimos que o Ensino híbrido veio para ficar e sabemos também que estamos longe de esgotar todas as possibilidades que essa modalidade tem para oferecer. No entanto, já sabemos quais os modelos mais consolidados nas escolas hoje, por isso trouxemos alguns deles aqui, para vermos quais se encaixam melhor às nossas necessidades e escolas. Vamos dar uma olhada?


Laboratório on-line

Este modelo consiste na disponibilização de um curso inteiro em plataforma digital, mas que é realizado de maneira síncrona e coletiva, em um ambiente físico. É o laboratório de informática como sala de aula. Ele exige uma adaptação mais completa do material didático e do currículo do curso como um todo, já que acontece totalmente por meio de um computador, mas conta com a presença de um professor ou tutor para suporte.


Laboratório rotacional ou Rotação

Uma variação do modelo de Laboratório on-line é o Laboratório rotacional (ou rotation lab), já comentado no texto sobre o que é Ensino híbrido. Ele propõe a alternância dos alunos entre o espaço físico da sala de aula e o laboratório de informática. Os alunos são divididos em dois grupos e, enquanto um trabalha no laboratório com uma lista de atividades para realizar com apoio da tecnologia digital, o outro trabalha na sala de aula com o professor.


Sala de aula invertida

Neste modelo, os alunos recebem previamente, por meios digitais, um material de insumo, com a apresentação do conteúdo a ser abordado. Depois deste primeiro momento, os alunos, na sala de aula, junto do professor, tiram as dúvidas, resolvem exercícios, discutem o tema e aplicam o conhecimento adquirido de maneira prática, sem passar pela tradicional aula expositiva.


Flex

Este modelo se tornou bastante popular durante o distanciamento social, pois é caracterizado pela presença de um professor em tempo parcial, via plataforma digital. Os alunos recebem roteiros e atividades para serem realizadas de forma on-line, com o professor por perto em parte do tempo. E esses momentos são intercalados com projetos e atividades mais práticas que os alunos podem desenvolver de maneira colaborativa com outros alunos.


Como a ChatClass pode te ajudar?

Com a ChatClass, o aluno desenvolve o próprio protagonismo no desenvolvimento do Inglês, já que ele mesmo pode escolher os temas e atividades que quer fazer. A correção automática e o feedback do professor ajudam o aluno a entender como está seu nível de Inglês de forma rápida, o que o motiva a aprender cada vez mais. E o melhor: tudo isso no WhatsApp, de forma gratuita. Saiba como usar a ChatClass aqui.


➡️ Live sobre Ensino Híbrido (11/02, 19h - Horário de Brasília)


Diante de tantas possibilidades, cabe agora, às escolas, refletir e aprimorar um modelo (ou mais) à sua necessidade e realidade. O que todos os modelos de Ensino híbrido têm em comum é a centralização da posição do aluno, colocando-o como ator de seu próprio aprendizado e permitindo isso por meio da tecnologia. Sabemos que os desafios à frente são muitos, mas o resultado também é bastante promissor.


Não deixe de compartilhar o post com seus colegas! 😊


509 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escritórios

Nova York

São Paulo

© 2021 ChatClass All rights reserved.