• alinefranca

5 dicas para dar videoaulas ao vivo ou gravadas

Atualizado: Jun 4

Olá, professores.


Trouxemos 5 dicas que podem te ajudar na gravação das suas aulas. São dicas simples e que podem fazer toda a diferença na qualidade do seu vídeo e na forma como você prende a atenção dos seus alunos.



Iluminação do ambiente

Ache um lugar bem iluminado para gravar. Você não precisa comprar um equipamento de iluminação, basta gravar durante o dia, perto de uma janela ou em um cômodo bem iluminado da sua casa. Aliás, luz natural é a melhor coisa para vídeos. Então use e abuse dela. Não importa se você tem a melhor câmera ou o melhor celular para gravar, se você estiver em um ambiente com pouca luz, a qualidade da imagem ficará prejudicada.


Qualidade do áudio

O áudio é tão importante, que os alunos podem não te ver perfeitamente, mas se o áudio estiver claro, eles vão te entender. Procure gravar em um lugar silencioso, mas se você não encontrar um lugar muito calmo, gravar com o fone do celular, daqueles que têm um microfone, ajuda muito a diminuir os ruídos do ambiente.


Posicionamento da câmera

A câmera não deve ficar nem muito baixa e nem muito mais alta que você. O ideal é que ela esteja na altura dos seus olhos. E para posicionar vale tudo, você pode usar alguns livros, por exemplo, uma escada, uma caixa, objetos que podem ajudar a posicionar a câmera ou o celular na altura certa. Use a criatividade!


Olhar para a câmera

Contato visual é imprescindível para prender a atenção de quem está te assistindo. Então a dica é não olhar para a tela, como eu estou fazendo agora, e sim para a bolinha do celular onde fica a câmera.


Seja objetivo

Sabe qual o tempo ideal de um vídeo? O tempo necessário para você falar sobre todos os aspectos do tema sem fugir do assunto, sem devagar, isso pode levar 5 minutos, 30 minutos, 1 hora. Por isso, é legal que você crie um roteiro antes de gravar, podem ser apenas tópicos, mas isso vai ajudar a direcionar o conteúdo e te fará mais objetivo. Não use o vídeo para falar de outros assuntos ou para contar histórias que fogem daquele contexto, isso dispersa quem está assistindo. E na introdução, seja breve e vá direto ao assunto.


Compartilhe esse conteúdo com outros professores. E não se esqueça, a nossa plataforma da Olimpíada de Inglês está liberada para que você use ela gratuitamente durante as suas aulas online. Para isso, basta acessar my.chatclass.com.br


See you!


0 visualização
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass