• tamismielo

Reading skill: como praticar com os alunos?

Atualizado: Jun 4

Uma habilidade considerada receptiva, mas que exige mobilização de vários conhecimentos por parte dos alunos/leitores.

Reading é uma das 4 habilidades relacionadas ao aprendizado de uma língua, assim como listening, speaking e writing. Ela se aproxima mais de uma resposta a um texto e não de uma produção mais concreta, por isso é considerada receptiva. No entanto, não podemos deixar de considerar que ela envolve sim produção de sentido a partir do que é lido, afinal é preciso conectar a mensagem do texto com o conhecimento de mundo que se tem.


Existem diferentes habilidades relacionadas ao reading. Pensando no aprendizado de inglês como segunda língua, nós temos, por exemplo, reading for specific information, reading for gist, deducing meaning from context, reading for detail, entre outras. Por isso é importante ter bem claro qual ou quais dessas habilidades estamos tentando exercitar com os alunos na hora de escolher o texto e o tipo de atividade a ser realizada. Então vamos falar um pouco mais sobre elas.



Reading for specific information or scanning


Ao usar a habilidade de escanear, o texto não é lido por completo, apenas buscam-se determinadas informações. Sendo assim, o leitor apenas passa o olho, buscando especificamente as respostas para as perguntas que quer responder.


Reading for gist or skimming


A técnica de skimming também corresponde a uma passada de olho pelo texto, mas, nesse caso, buscando entender qual a ideia geral desse texto, sobre o que ele fala, essencialmente.


Reading for detail


Essa habilidade é aplicada quando o objetivo é compreender o sentido de todas as palavras e do agrupamento dessas palavras em frases, ou seja, das relações de sentido produzidas ao longo do texto, em detalhes. Em alguns materiais, esse tipo de leitura é chamado de leitura intensiva.


Deducing meaning from context


Quando há uma palavra desconhecida em um texto em língua estrangeira, é comum o leitor recorrer às palavras ao redor, na mesma sentença, para tentar compreender o sentido da palavra que não conhece. Essa é a dedução do sentido pelo contexto.

Essas técnicas e habilidades muitas vezes podem ser empregadas na leitura de um mesmo texto, com objetivos linguísticos diferentes. Por isso cabe ao professor estabelecer os objetivos que se pretende alcançar com determinado exercício de leitura e, a partir daí, selecionar uma das diferentes formas de leitura.


Vale lembrar que com as atividades do ChatClass, o robô de Inglês, é possível exercitar a compreensão escrita dos alunos usando diferentes técnicas. Se você quer ter acesso a todas as atividades antes de preparar suas aulas, confira a aba ‘Conteúdo’ no site my.chatclass 😁 faça seu login e explore nosso conteúdo.


Quais técnicas vocês geralmente utilizam na sua sala de aula? Contem pra nós nos comentários! Ah, e não deixem de preencher nosso formulário aqui embaixo pra ficar sempre por dentro de todas as novidades 👇

See you around!





97 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo

© 2020 | ChatClass