• Sthacey

Você conhece o RELO e o British Council? Você sabe o que eles podem te oferecer?

O Regional English Language Office (RELO) e o British Council oferecem diversos recursos para estudantes e professores de Inglês. Se você quer aprender ou ensinar Inglês, dá uma olhada nas oportunidades que os dois têm para oferecer.


O que é o RELO?


O RELO fortalece a Parceria Estratégica EUA-Brasil, através do ensino e aprendizado de inglês no Brasil. Sendo assim, ele oferece recursos e oportunidades para alunos e professores brasileiros, com o objetivo de aumentar o entendimento entre Brasil e Estados Unidos por meio do aprendizado da língua inglesa.


Oportunidades para alunos

Para os alunos, o RELO oferece oportunidades para estudantes de qualquer nível de inglês.

  • American English MOOCs: Cursos online gratuitos, com duração de cinco semanas, para alunos que já têm um certo conhecimento da língua, de nível pré-intermediário, intermediário ou avançado. São focados em cinco áreas específicas de conhecimento: Inglês para alfabetização midiática, Inglês para campos STEM, Inglês para negócios e Inglês para Empreendedorismo, Inglês para jornalismo e Inglês para desenvolvimento de carreira. É uma boa opção para universitários ou pessoas começando a carreira profissional.

  • Site da American English: São disponibilizados podcasts, e-books, vídeos, jogos, e recursos da cultura americana para a prática do idioma. É uma boa fonte de estudos para pessoas de qualquer nível de inglês.

Oportunidade para professores

Para os professores, o RELO oferece recursos para desenvolvimento profissional, materiais para ensino, programas para professores de escola pública e intercâmbios.


Desenvolvimento profissional

  • American English Facebook Live Webinar Series: Seminários para desenvolvimento profissional com duração de uma hora, transmitidos por Lives no Facebook, que são conduzidos pelo Escritório de Língua Inglesa do Departamento de Estado dos EUA. As webinars têm como público professores de inglês ou futuros professores de inglês do mundo todo. No total são seis seminários e o professor que participar de quatro deles ganha um certificado eletrônico. Além disso, os professores são incentivados a conhecer uma plataforma chamada Ning, em que podem participar de discussões, acessar ou baixar as webinars.

  • American English Webinars previamente gravados: Webinars/Vídeos que são previamente gravados para acessar ou baixar sobre tópicos metodológicos que promovem o ensino de idiomas interativo e centrado no aluno..

  • American English E-Teacher MOOCs: Cursos online gratuitos com duração de cinco ou mais semanas. São destinados a professores não nativos de inglês e são abertos a um número ilimitado de participantes. Assim como para os estudantes, são focados em áreas específicas : Inglês para jornalismo, Integrando habilidades de pensamento crítico na exploração da cultura em um cenário da EFL, Desenvolvimento Profissional e Metodologia TESOL. Fique atento às datas de inscrição!

  • Bolsas de Estudo do Programa American English E-Teacher: Programa oferecido trimestralmente com duração de oito semanas, administrado por universidades renomadas dos EUA. São oferecidas aulas online em nível universitário para professores de inglês para introduzir e explorar metodologias, conectar os participantes a especialistas em ensino da língua inglesa e criar uma rede profissional de colegas internacionais que participam do curso no mundo todo. Para se inscrever, os professores devem enviar um email para o RELO.

Materiais e Recursos para o Ensino de Inglês

  • Revista Fórum: Revista disponível online com foco no desenvolvimento profissional de professores, oferece artigos que refletem a teoria e prática atuais no ensino da língua inglesa.

  • Site da American English: São disponibilizados materiais e recursos para o desenvolvimento profissional dos professores e para os alunos em sala de aula.


Programas para professores de escolas públicas

  • Como visto anteriormente, o RELO tem diversas iniciativas para fornecer desenvolvimento profissional de longo prazo a professores de inglês. Para professores de escola pública, o escritório patrocina programas em todo o Brasil. Um deles é o Brasileiros Inovando no Ensino de Inglês (BRITE), programa online e presencial com duração de um semestre, que foi desenvolvido por centros binacionais e outro é o Programa Access para Professores no Brasil, que oferece oportunidades de aprendizado da língua inglesa.

Intercâmbios

  • Intercâmbios são oportunidades únicas e incríveis, por isso a Embaixada dos EUA no Brasil, juntamente a Programas do Departamento de Estado dos EUA, os Programas Fulbright, que contribuem diretamente para o ensino e aprendizado da língua inglesa, oferece essa oportunidade para professores. Existem dois programas, o Fulbright Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) e o English Teaching Assistant (ETA). Os FLTAs são destinados a jovens professores brasileiros de inglês que recebem a oportunidade de fortalecer o ensino da língua portuguesa em instituições dos EUA, enquanto se matriculam em cursos universitários de estudo de TESOL. Os ETAs são para recém-formados nas universidades americanas que participam como assistentes de ensino de inglês, embaixadores culturais e linguísticos americanos em universidades brasileiras.


O que é o British Council?

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e de oportunidades educacionais para professores e para estudantes da língua inglesa. A organização ensina Inglês há mais de 75 anos e já ajudou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo a aprender Inglês e melhorar as habilidades linguísticas.


Oportunidades para alunos

Para os alunos, a British Council e a Future Learn oferecem cursos e programas de diversos temas.

  • Site da Future learn: O site contém diversas oportunidades para alunos da língua inglesa, contando com programas para credenciamento profissional ou acadêmico e 19 cursos com temas variados como: Ideias para um mundo melhor: liderando a mudança através da formulação de políticas, Explorando o Inglês: Shakespeare, Cursos preparatórios para o IELTS, etc.

Oportunidades para professores

Para os professores, a British Council oferece conteúdos temáticos, recursos e treinamentos para desenvolvimento profissional.

  • Site TeachingEnglish: Site com planos de aula, atividades, vídeos, áudios e outros materiais para professores utilizarem em suas aulas.

  • Artigos: O British Council disponibiliza artigos para professores que querem desenvolver seu entendimento e sua prática da metodologia de ensino.

  • Treinamentos: O British Council oferece diversos treinamentos para professores do ensino primário e secundário, com tecnologias de aprendizado e diversos outros assuntos.

Gostaram das oportunidades?

Contem para a gente o que acharam nos comentários.

88 visualizações
Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass