• Sthacey

Saúde mental de professores em período de aulas remotas

Com a chegada da pandemia e a implementação das aulas remotas, temos visto inúmeros professores que têm enfrentado ansiedade e sobrecarga mental. Tendo em vista esse momento, em que tantas atividades foram acumuladas, como podemos cuidar da saúde mental?

Se você é professor, já deve ter passado por alguma dessas situações na quarentena: momentos de ansiedade, sobrecarga mental ou uma maior dedicação ao trabalho. Além desses momentos, o professor, que já estava acostumado a dar aulas presenciais, foi pego de surpresa e teve de se adaptar a um ambiente 100% digital e utilizar ferramentas que nunca havia utilizado antes.


Mas como podemos nos cuidar nesse momento? Em uma Live com a Vittude, empresa que conecta psicólogos a pacientes, discutimos sobre o que podemos fazer para diminuir a ansiedade e essa sobrecarga mental. Confira as dicas:


1) Mantenha uma rotina saudável

Busque o que lhe faz bem e faça aquilo que é necessário para o seu organismo, por exemplo, acordar e se alimentar nos mesmos horários e se programar para dormir cedo, evitando estímulos fortes, como telas, café ou cigarro próximos ao horário de dormir.


2) Medite

Uma das coisas mais importantes para controlar uma crise de ansiedade é a respiração.

A meditação ajuda o organismo a voltar à naturalidade, por isso, procure meditar. Você pode usar aplicativos como: Headspace, Medite-se ou Smiling Mind.



3) Busque momentos de prazer durante o dia

Insira momentos de prazer na sua rotina. Faça coisas que te agradem para não sentir que estamos em um ciclo de sofrimento e apenas de coisas negativas. Busque prazer na vida pessoal e profissional para manter um equilíbrio, tente inventar novas formas de fazer o que já fazia para aumentar sua motivação.


4) Ressignifique seu trabalho

Como citado no último ponto, tente ressignificar o seu trabalho para que você continue motivado. Explore novas técnicas de aprendizado nesse meio online e proponha exercícios diferentes aos alunos. Essas mudanças podem ser fatores motivadores para você e seus alunos, por estarem experimentando coisas novas.


5) Escreva seus pensamentos em um caderno.

Para auxiliar a sobrecarga mental, descarregue seus pensamentos diários e emoções em um caderno. Escreva tanto sentimentos negativos quanto positivos, para você saber os estágios por que tem passado. Coloque coisas que você não pode falar para outra pessoa para compreender melhor os seus sentimentos.


6) Pratique a escuta ativa

Sabendo que esse é um momento delicado para todos, se houver algum aluno que esteja passando por sobrecarga mental ou ansiedade, procure praticar a escuta ativa de maneira empática e indique ajuda profissional quando sentir necessidade.


Apesar das dicas, não deixe de consultar um psicólogo. A ChatClass, em parceria com a Vittude, preparou um desconto de 25% para professores que necessitam de ajuda psicológica. Clique aqui e utilize o benefício.


Veja nossa live com a Vittude:

Gostou das dicas? Compartilhe.

Escritórios
Nova York
São Paulo
Belo Horizonte
Hamburgo
Fale conosco
oi@chatclass.com.br

© 2020 | ChatClass