Como está o ensino e aprendizagem de inglês no Brasil?

E se encararmos os desafios e as oportunidades para mudar o ensino e aprendizagem de idioma?

Asset1.png

APRENDER UM NOVO IDIOMA NÃO É UMA TAREFA FÁCIL.

 

Ainda mais em um país em que menos de 1% da população fala Inglês fluentemente. 

 

A língua inglesa tem se tornado um pré-requisito e não só no mercado de trabalho. Em sala de aula, também é necessário aprender e saber se comunicar no idioma. 

 

No entanto, os desafios são diversos. Seja pelo contexto de ensino nas escolas, seja pela forma de aprendizagem dos alunos.

 

MAS, E A REALIDADE DO BRASIL?

Pensando nisso, e para propor soluções para a aprendizagem e ensino do Inglês no Brasil, a RELO [abrir sigla] escreveu um relatório sobre o tema.

 

Todos os dados foram coletados de alunos, pais e professores que participaram da Olimpíada de Inglês em 2020. Foram:

Ícone estudante.png

51.433

ALUNOS

pais.png

18.304

PAIS

professores3.png

4.143

PROFESORES

 

A OLIMPÍADA FOI ORGANIZADA DE FORMA GRATUITA

Ela focou em motivar alunos e professores do ensino fundamental e médio, de escolas espalhadas pelo Brasil, a utilizar o Inglês em sala de aula e no seu cotidiano.

 

A competição de um mês ocorreu com a plataforma ChatClass, que é uma Inteligência Artificial no WhatsApp. 

 

Por meio da gamificação, os alunos treinavam a fala, escrita, escuta e leitura do Inglês e recebiam os resultados de seus professores.

 

Todo o conteúdo de Inglês foi alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma nova estrutura curricular para a educação no Brasil.

Foto2.png
 
Coroa.png

AO FINAL, FORAM 163 ALUNOS E 81 PROFESSORES VENCEDORES, TRÊS DE CADA ESTADO

Os resultados do estudo mostram que uma educação continuada e treinamentos para os professores é fundamental para melhorar o ensino e os resultados dos alunos.

 

A exposição ao Inglês ainda é um desafio para os alunos. Quanto mais cedo e mais frequentemente um aluno é exposto ao idioma, mais ele poderá desenvolver habilidades. A introdução da BNCC possibilita essa melhoria.

 

Usar a tecnologia a seu favor também é uma oportunidade para escolas, professores e alunos praticarem e se envolverem com a língua inglesa.

 

Preencha o formulário e leia o relatório completo